terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Tecendo o amanhã ...

Sou tecelã

Do meu próprio mundo

Às vezes desconhecido

Pois, muito profundo

Tenho tecido desde o amanhecer

Não me canso

Já chega o entardecer

Movido de esperança

Devolve-me o futuro ao anoitecer

O tear usado

O tecido criado

Reconhece as tramas

Do meu desenvolvimento

Formou este SER

Ainda em construção

Precisando de evolução.


Profa C@ncio                                               Castanhal, 15 de fevereiro de 2011.

 

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Língua Portuguesa: Dicas Valiosas

Funções da Linguagem

As funções da linguagem estão associadas às intenções de cada autor ao produzir a sua mensagem. Além da função Poética, explicada abaixo, veja também alguns exemplos em que predominam outras funções - apelativa, emotiva, referencial, fática, metalinguística e poética.

FUNÇÃO POÉTICA

A função poética dá ênfase à mensagem e busca elaborá-la de modo criativo. Está presente na poesia de modo geral, nos provérbios, nos trava-línguas, em certas anedotas e em muitas mensagens publicitárias.


FUNÇÃO EMOTIVA

A função emotiva manifesta uma expressão subjetiva, emoção ou opinião do emissor (aquele que articula e envia uma mensagem). Representa também um julgamento, feito por meio de marcas de consideração (valorização ou depreciação) pessoal. Predomina em cartas, editoriais assinados e textos lírico-amorosos. Há o uso de verbos na primeira pessoa.

 
FUNÇÃO REFERENCIAL

 A função referencial apresenta conteúdo referencial e contextualizado e linguagem objetiva, não admitindo mais de uma interpretação. A ênfase no texto recai sobre o assunto tratado. Transmite dados, ideias e informações de modo neutro e objetivo. É comum em contratos, relatórios, dissertações, textos jornalísticos ou científicos. A utilização dos verbos é feita na terceira pessoa do singular.


FUNÇÃO APELATIVA


 A função apelativa é uma espécie de voz de comando e busca interferir no comportamento do receptor (aquele que recebe e interpreta a mensagem) por meio de um apelo, ordem ou sugestão. Predomina em orações, textos religiosos, horóscopos, conselhos, dicas de revistas ou almanaques, livros de autoajuda e em manuais de equipamentos. Pode ocorrer também nos anúncios publicitários.
Caracteriza-se pelo uso de vocativos e verbos no imperativo.


FUNÇÃO METALINGUISTICA

A função metalinguística é aquela que utiliza o código ( a língua, por exemplo) como assunto ou explicação para o próprio código. É o que fazem os dicionários. O procedimento também é comum em textos literários modernos, quando o autor se volta para os próprios processos de construção do texto. Outro exemplo são as teses, que geralmente são textos que buscam explicar conceitos ou definir palavras específicas.


FUNÇÃO FÁTICA

A função fática tem por objetivo iniciar, prolongar ou encerrar um contato. Predomina nos momentos iniciais e finais de qualquer mensagem ou conversa. É o que falamos ao atender o telefone e ao desligá-lo e no início e no final de um e-mail, por exemplo. A ênfase recai, portanto, no canal utilizado para a comunicação. Também serve para verificar se o canal está funcionando ("Você está me ouvindo?").


Guia do Estudante / Português



Profa C@ncio


  









 








 

 











 

 


Produção de Texto

Todos nós, professores, enfrentamos inúmeros desafios...

Um deles é fazer com que o nosso aluno construa seu texto escrito original, coeso, coerente, objetivo, direto, claro, etc...

Escrever bem, auxiliar o aluno a ser capaz de produzir texto com início, meio e fim, utilizando regras da língua culta bem como empregar um vocabulário aceitável e ainda alguns recursos estilísticos...

Uma das atividades aplicadas cujo título é:  Vamos ler o mundo?  com inícios de parágrafos a fim de que o aluno complemente utilizando ideias suas...



Desde minha infância, ao iniciar meus estudos notei que seria importante ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vim conhecendo família, colegas, ---------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Juntei letras, sílabas, palavras, frases, orações, pois, --------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para mim, estudar sempre foi ------------------------------- , mas -----------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Agora, mais do que nunca percebo que sou um cidadão com livre arbitrio e sei que tenho direito de reclamar, de solicitar providências, de interferir, de transformar, bem como posso interferir nas decisões do meu país, através -----------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Promovo minha inteligência ouvindo, lendo, falando e escrevendo, pois sei que devemos ter essas oportunidades de cunho social.
Posso ouvir, portanto ---------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Leio com a finalidade de -----------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Falo com a certeza de -------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Escrevo, principalmente, -----------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gostaria de que nossos governantes dispensassem mais atenção para a educação no nosso país, porque ------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Qualquer mudança deve ser começada a partir de mim, como por exemplo, pequenos atos de comportamento -------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dedico meu esforço a minha família e a meus professores, pois são pessoas capazes de nos orientar e aprimorar o desenvolvimento do homem quer social, econômico, político e cultural.
Sonho com um mundo mais justo, fraterno e humano, ------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------





Está aqui uma das atividades entre as quais utilizo para concluir Produção de Texto com os alunos de Fundamental e Médio...

Pode ser enriquecido, alterada a ordem dos parágrafos, eliminar alguns trechos, ...

A seu critério...

Produção Textual

Você deverá identificar, nos textos propostos nos exames, testes, provas, marcas ligadas à Intencionalidade, ao tempo, ao espaço, ao estilo - e, portanto, deverá ter o olhar atento para os elementos que estão além da superfície do texto (implícitos, presumidos, inferidos). Nesta postagem serão apresentadas dicas para facilitar o reconhecimentos das marcas enunciativas e dos recursos linguísticos habitualmente empregados em determinados textos. Com essas ferramentas, vc estará mais bem preparado para conduzir a sua "investigação" e decifrar, assim, todas as tramas de um texto.


Progressão Textual

Assim como o movimento de idas e vindas de um tear, a composição adequada de um texto envolve, ao mesmo tempo, processos de retomadas e avanços das ideias. A progressão textual garante o desenvolvimento do texto. No entanto, para que exista continuidade, é preciso, de tempos em tempos, fazer novas referências ao assunto central que está sendo abordado. A articulação encadeada das ideias faz com que ele se torne coerente. A articulação dos elementos linguísticos, por sua vez,  é feita por palavras de ligação que "costuram" e conectam sentenças, de modo a tornar o texto coeso.


ENUNCIADO ou ENUNCIAÇÃO



O texto também pode ser visto como um ENUNCIADO (algo que é dito) que resulta, portanto, de uma ENUNCIAÇÃO (o ato de dizer). Dessa forma, o enunciado é o produto e a enunciação, o processo de dizer alguma coisa. Você deve sempre lembrar que, por trás do texto que um leitor tem diante de si, há um percurso de construção que precisa ser desvendado e analisado. Um texto ainda pode ser comparado a um pequeno iceberg boiando no mar gelado: por baixo de um pedaço de gelo aparentemente inofensivo, que vemos na superfície das águas, existirá um enorme bloco oculto nas profundezas escuras do oceano, com diversas camadas que não podem ser apreendidas por um olhar desatento.


CONTEXTO



Todo enunciado - o que é falado ou escrito - é produzido em uma determinada situação, chamada CONTEXTO. Os textos são sempre produzidos por um sujeito enunciador (o autor, por exemplo), que, ao dizer algo, expressa sua visão de mundo e, também, a sua intencionalidade. Todo texto é destinado a um enunciatário (também chamado de receptor) e leva em consideração as expectativas de resposta que o enunciador tem a respeito daquele com quem interage. Enunciador e enunciatário estão situados em um tempo e em um espaço específicos - essas categorias temporais e espaciais deixam marcas na superfície dos textos. O processo de comunicação só pode ocorrer se os textos estiverem adequados aos contextos em que são produzidos.


Guia do Estudante / Português


Profa C@ncio




LER É SEMPRE MUITO IMPORTANTE ...!!!...




Os 5 caminhos para chegar à Ressurreição


Senhor, na obediência dos teus caminhos, encontro e dou o perdão.

No meu coração, sinto amor
a meu próximo e a tudo que Tu criaste.


Minha alma está em P A Z contigo, meu Senhor!


Senhor Jesus, permita-me conhecer o maravilhoso poder da prosperidade para levar o Teu Santíssimo nome onde eu estiver presente.


Senhor...!!!...



Castanhal, 12 de fevereiro de 2011.