sábado, 29 de janeiro de 2011

Projeto Múltiplas Linguagens

Professora Coordenadora

Maria Conceição Cancio Nepomuceno

Castanhal Pará

Ano 2011

Disciplinas Envolvidas: Língua Portuguesa - Literatura - Artes - Língua Estrangeira - Geografia - História -
                                   Estudos Amazônicos
                          

                        


Público Alvo: Discentes do Ensino Fundamental e Médio

Tema:
Orientador:
Elaboradores:

Identificação

EEEFM Profa Clotilde Pereira

APRESENTAÇÃO

A nossa história docente nos confirma que não basta passar pelo nível de alfabetização para que se forme um leitor. Também nos confirma que a escola nomeia competência ao diferenciar seus alunos entre os que sabem e os que não sabem ler. Para tanto, toma como parâmetro, quase sempre, um modelo de leitura baseado no mecanismo do pronunciar bem as palavras, do respeito à pontuação e do reconhecimento de parágrafos, o que não cremos ser suficientes.
Esta concepão de leitura certamente não se torna um suporte efetivo para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, pois é consenso não considerarmos apenas o reconhecer letras e palavras como sendo leituras. Entendemos que esta é uma prática social e, portanto, não ser dissociada de nosso cotidiano. Assim pensada, a leitura inicia-se no próprio contexto sócio-cultural onde vivemos, a partir de nossas histórias de vida, de nossos ideais, de nossos conhecimentos de mundo; reveste-se de novas concepções e permite sempre perspectivas diversas para um mesmo texto.

Identificação

A EEEFM CP localiza-se na ------------------------------------------------------------, s/n, bairro --------------------------------------- no Município de -----------------------------------------. A mesma, neste ano de 2011, atende uma clientela de ---------- alunos no Ensino Fundamental e ---------- no Ensino Médio.
Possui um quadro de funcionários composto por ---------- servidores, sendo assim distribuídos: ---------- professores e ---------- funcionários em diversas atividades.
Quanto a sua estrutura, possui ----------- salas de aula; sala de professores; serviço técnico; secretaria; direção, sala de leitura, sala de informática, sala de vídeo, laboratório de ciências, banheiros masculinos e femininos, área de recreação, quadra poli-esportiva, campo de futebol, quadra de areia, sala de educação física. Possui conselho escolar.
Há uma sala de leitura; instrumento de colaboração para o processo ensino-aprendizagem.  Funciona nos ---------- turnos atendendo alunos, professores e comunidade local. Assim sendo este projeto é pensado para concretizarmos e colaborarmos com o ensino-aprendizagem de muitos discentes de nossa escola e das escolas adjacentes.
Na medida do possível atenderá a outros alunos direta ou indiretamente da comunidade escolar, bem como ex-alunos, estagiários, professores e demais interessados em fazer pesquisas ou consultas nas obras pertencentes à bibliografia.




















JUSTIFICATIVA

O mundo moderno, em amplo processo de mudança, exige profissionais que invistam em sua formação, em termos de conhecimentos e habilidades, que lhes permitam adaptar-se a uma nova mudança. Ao professor, em especial, cabe a função de ajudar seus alunos a se tornaram aprendizes de sucesso durante toda a vida, redimensionando assim sua cultura.
Com este propósito, o(a) professor(a) precisa buscar novos métodos de ensino a explorar, da melhor maneira possível, as novas tecnologias educacionais.
Com a finalidade de integrar a comunidade estudantil desenvolvendo práticas sociais entre os discentes desta Unidade de Ensino a escolas adjacentes através de práticas e atividades interdisciplinares é que os professores de Linguagens, Códigos e Tecnologias estão proporcionando ao nosso educando a motivação de engajar-se no mundo da leitura aliando tais atividades a prática de experiência ou prática pedagógica multidisciplinar.
Por entendermos que o homem desenvolve habilidades como ouvir, falar, ler e escrever e estas devem estar a serviço das necessidades e interesses concretos, os coordenadores do Projeto Múltiplas Linguagens compartilham seus conhecimentos com a comunidade estudantil a fim de que tais atividades auxiliem seus alunos nas diversas disciplinas, as habilidades adquiridas ou ampliadas nas atividades de Língua Portuguesa.
Conhecemos a realidade de que a pesquisa escolar distancia-se cada vez mais do seu objetivo original. Para cair no vazio do desinteresse, sem nada acrescentar ao processo do ensino-aprendizagem; cujo princípio visa possibilitar ao aluno a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo.
Temos a impressão de que a pesquisa escolar só propicia ao aluno e ao professor uma grande perda de tempo. Os alunos que conseguem fazer alguma coisa, sem ajuda, copiam trechos soltos, sem nenhuma coerência, totalmente truncados, porque ficam cansados de copiar todo o texto relacionado com o assunto. Não havendo então nenhuma aprendizagem. É preferível que o professor aproveite seu tempo e o de seu aluno com atividades mais enriquecedoras.
Muitas são as falhas que observamos em nossas escolas. Os alunos não recebem orientações adequadas; não delimitamos o tema; não estabelecemos um roteiro com os itens a serem pesquisados; não indicamos a bibliografia básica; não pesquisamos em sala de aula com o alunos para que ele experimente a técnica. Portanto o aluno não localiza a informação que busca. Traz apenas o título. Precisamos deixar claro que este treinamento não é competência exclusiva de professores de Português. Afinal, todos os outros precisam destas habilidades bem dominadas. Não devemos abolir do planejamento as pesquisas escolares.
Tal atividade pedagógica, a pesquisa consiste em colocar o aluno com livros que realmente serão lidos, vivenciados, experimentados e criticados em grupos, por meio de atividades variadas que possibilitem a reflexão e a tomada de decisão imprescindível na formação de qualquer indivíduo.
O sucesso deste trabalho depende, também, da colaboração da família, de quem deve ser solicitada a participação no sentido de incentivar os leitores em formação, compartilhando suas leituras.
Por iniciativa dos professores de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, visando atender o Projeto Múltiplas Linguagens para atender na ECP elaboramos esse projeto como recurso que vai nortear os Conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura e Produção de Texto, realizados durante o ano de 2011, especialmente desenvolvido por semestre e realizados os trabalhos, faremos a culminância com a exposição dos mesmos comprovando a prática pedagógica.
Tal projeto não ultrapassa excelência, mas nos faz entende que embora complexa a interdisciplianridade, pode ser desenvolvida.
Faz-se necessários ressaltar a importância de elaborar o planejamento de ensino nas escolas, visando preparar atividades curriculares a serem desenvolvidas durante o ano letivo.
Propostas que efetivamente decorram do PPP da ECP e que sejam realmente representativas dos interesses e das necessidades das comunidades escolares como um todo.


OBJETIVO GERAL


Estimular a atenção do aluno para trabalhos que objetivem o gosto pela leitura.

Familiarizar o leitor com o texto para gerar predisposição para a leitura.

Participar da leitura dos alunos, incentivando-os conversando com eles sobre o que estão lendo e sobre suas experiências de leitura, ajudando-os a reconhecer que os livros trazem aventura, conhecimento, emoção, diversão e beleza para as suas vidas.

Conduzir o aluno à compreensão de linguagens: oral, registro literário, estética, gerando significados e integrando a leitura de mundo em um diálogo constante com os conteúdos veiculados nas diversas expressões.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS


Este projeto é uma proposta de dinamização do espaço escolar denominado Sala de Leitura da EEEFM CP, cuja pretensão é oferecer infra-estrutura bibliográfica ao educando, a partir de uma visão contextualizada, dinâmica das disciplinas:  Língua Portuguesa, Literatura, Arte com a finalidade de incentivar a produção individual e coletiva, valorizando a variedade ou diversidade cultural de nossos alunos.
Na Sala de Leitura, as turmas deste laboratórios terão normalmente .... alunos. As aulas serão semanais, no turno contrário ao do aluno. A escolha das crianças a serem encaminhaddas às aulas de reforço cabe aos professores de classe.
Quando o aluno superar sua dificuldade, é desligado, pois iremos verificar a demanda. Esperamos que as adesões superem as previsões.
A pesquisa escolar, que é a ação de buscar, de procurar, de investigar cuidadosamente, visa fazer com que o aluno.
*  Estude de forma independente

*  Adquira e aumente seus conhecimentos, solucione problemas e esclareça dúvidas

*  Analise determinado estudo, assunto sob vários pontos de vista desenvolvendo o seu espírito científico e o hábito de estudo

*  Use adequadamente uma biblioteca, familiarizando-se com consultas a fichários, catálogos, índices, dicionários, atlas, enciclopédias, livros, revistas e jornais.

*  Exercite a habilidade de raciocionar, de interpretar e sintetizar ideias fundamentais

*  Desenvola o pensamento crítico e o gosto pela leitura

*  Adquira a capacidade de aprender:

    Trabalho em grupo

   Interpretações musicais

   Pesquisas bibliográficas

   Painéis

   Exposição visual

   Entrevista

   Leitura dramática

   Oficinas

   Recital


ATIVIDADES CULTURAIS


Exposições

Encontro com artistas - pintores, escritores, poetas

Divulgação da apresentação da culminância

Teatralização

Resenha de livros

Palestras sobre literatura

Palestras com escritores regionais

Quem é o escritor?

Jornal falado

Concurso de leitura, poesia e paródia

Uma programação orientada por coordenadores que promova a sensibilidade do alunado

Charge

Confecção de jornal

História em quadrinhos

Recorte e colagem contextualizando conteúdos

Pintura de cenários relativos às Escolas Literárias


RECURSOS HUMANOS


Coordenadores -----------------------------------------------------------
         
                         ----------------------------------------------------------

                         ----------------------------------------------------------


RECURSOS MATERIAIS


Televisor

Data show

Computadores

Cartolina

Tesoura

Cola

Lápis

Régua

Caneta

Pincéis


CLIENTELA


A comunidade escolar

O projeto priorizará os alunos da ECP.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Substantivos comuns e concretos

Quantos substantivos formamos com...?


P          O          L          A


U          D          C          E


I           R           F          G


S          N           M          B


Profa C@ncio

BRINCANDO E APRENDENDO

Quantos verbos no INFINITIVO vc é capaz de formar com as letras deste quadro?

Tempo  15 min


A          R          S          M          E


V          I          T           G           O


U          P          F           D           L


Profa C@ncio

DOMINÓ GRAMATICAL

Material utilizado:

Cartolina
Régua
Tesoura
Canetas coloridas
Cola


Como confeccionar:

28 peças de um lado - conceito de sintaxe
                do outro - as orações ( exemplos)

Objetivo: Unir ao conceito de uma peça um exemplo de oração contido em outra

JOGO 1         7    sujeitos simples
                      6     sujeitos compostos
                      5     sujeitos indeterminados
                      4     orações sem sujeitos
                      3     apostos
                      2     vocativos
                      1     adjunto adnominal


JOGO 2          7     predicados verbais
                        6     predicados nominais
                        5    predicados verbo-nominais
                         4   objetos diretos
                       3     objetos indiretos
                       2      complementos nominais
                       1      agente da passiva



JOGO 3          7     adjuntos adverbiais
                       6     adjuntos adnominais
                       5     predicativos do sujeito
                       4     predicativos do objeto
                       3     complementos nominais
                       2     vocativos
                       1     agente da passiva


Uma boa dica:


Retire sempre frases que expressem um único TEMA  - Meio Ambiente
                                                                                      Ética
                                                                                       Cidadania
                                                                                         Política
                                                                                            Ciência
                                                                                               Leitura
                                                                                                  Economia


OBS.: Não basta saber falar e escrever, é preciso dominar a linguagem para participar da vida do bairro, da cidade, do país ...


Usa-se um dominó para 1 grupo de 4 alunos  (Embaralhe)

Cada jogador fica com 7 peças

Sorteio para começar o jogo

Vence quem primeiro terminar suas peças

Se o jogo fechar, ganha quem ficou com menos peças na mão.

MONTAGEM DAS PEÇAS


SS     SS     SS     SS     SS     SS     SS    
SS     SC     SI     OS     AP     VC    AA


SC     SC     SC     SC     SC     SC    
SS     SC     SI     OS     AP     VC


SI     SI     SI     SI     SI
SS    SC    SI     OS   AP


OS     OS     OS     OS
SS      SC     SI       OS


AP     AP     AP
SS      SC     SI


VC     VC    
SS       SC


AA
SS




Pelo uso da linguagem, escolhendo as palavras certas para cada tipo de discurso, as pessoas se comunicam, trocam opiniões, têm acesso às informações, protestam e fazem cultura. Em outras palavras, tornam-se cidadãos.


Profa C@ncio

 

Bela e inteligente é a juventude ...!!!...

No início do mês de Dezembro de 2010, estiveram presentes inúmeras pessoas na ECP, por ocasião da MOCIC - Mostra Científica e Cultural - evento que proporcionou integração entre alunos e professores que atuam nesta Unidade de Ensino.
 O apoio da comunidade como visitantes fortalece o alicerce do projeto de Educação para que este possa permanecer firme no propósito de auxiliar os alunos no desenvolvimento científico-cultural.
Pudemos presenciar exemplos de estudantes com amor à Ciência. Este momento é extraordinário àqueles que ingressam na fileira contra o analfabetismo.
Ninguém esteve diante só da MOCIC, mas da Educação do Município. Os estudantes expuseram seus projetos ao público. Durante a exposição, estudantes e visitantes estiveram conhecendo os trabalhos escolares.
Parabéns aos alunos !!!

Profa C@ncio

LER É SEMPRE MUITO IMPORTANTE ...!!!...




Os 5 caminhos para chegar à Ressurreição


Senhor, na obediência dos teus caminhos, encontro e dou o perdão.

No meu coração, sinto amor
a meu próximo e a tudo que Tu criaste.


Minha alma está em P A Z contigo, meu Senhor!


Senhor Jesus, permita-me conhecer o maravilhoso poder da prosperidade para levar o Teu Santíssimo nome onde eu estiver presente.


Senhor...!!!...



Castanhal, 12 de fevereiro de 2011.