sábado, 29 de janeiro de 2011

Projeto Múltiplas Linguagens

Professora Coordenadora

Maria Conceição Cancio Nepomuceno

Castanhal Pará

Ano 2011

Disciplinas Envolvidas: Língua Portuguesa - Literatura - Artes - Língua Estrangeira - Geografia - História -
                                   Estudos Amazônicos
                          

                        


Público Alvo: Discentes do Ensino Fundamental e Médio

Tema:
Orientador:
Elaboradores:

Identificação

EEEFM Profa Clotilde Pereira

APRESENTAÇÃO

A nossa história docente nos confirma que não basta passar pelo nível de alfabetização para que se forme um leitor. Também nos confirma que a escola nomeia competência ao diferenciar seus alunos entre os que sabem e os que não sabem ler. Para tanto, toma como parâmetro, quase sempre, um modelo de leitura baseado no mecanismo do pronunciar bem as palavras, do respeito à pontuação e do reconhecimento de parágrafos, o que não cremos ser suficientes.
Esta concepão de leitura certamente não se torna um suporte efetivo para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, pois é consenso não considerarmos apenas o reconhecer letras e palavras como sendo leituras. Entendemos que esta é uma prática social e, portanto, não ser dissociada de nosso cotidiano. Assim pensada, a leitura inicia-se no próprio contexto sócio-cultural onde vivemos, a partir de nossas histórias de vida, de nossos ideais, de nossos conhecimentos de mundo; reveste-se de novas concepções e permite sempre perspectivas diversas para um mesmo texto.

Identificação

A EEEFM CP localiza-se na ------------------------------------------------------------, s/n, bairro --------------------------------------- no Município de -----------------------------------------. A mesma, neste ano de 2011, atende uma clientela de ---------- alunos no Ensino Fundamental e ---------- no Ensino Médio.
Possui um quadro de funcionários composto por ---------- servidores, sendo assim distribuídos: ---------- professores e ---------- funcionários em diversas atividades.
Quanto a sua estrutura, possui ----------- salas de aula; sala de professores; serviço técnico; secretaria; direção, sala de leitura, sala de informática, sala de vídeo, laboratório de ciências, banheiros masculinos e femininos, área de recreação, quadra poli-esportiva, campo de futebol, quadra de areia, sala de educação física. Possui conselho escolar.
Há uma sala de leitura; instrumento de colaboração para o processo ensino-aprendizagem.  Funciona nos ---------- turnos atendendo alunos, professores e comunidade local. Assim sendo este projeto é pensado para concretizarmos e colaborarmos com o ensino-aprendizagem de muitos discentes de nossa escola e das escolas adjacentes.
Na medida do possível atenderá a outros alunos direta ou indiretamente da comunidade escolar, bem como ex-alunos, estagiários, professores e demais interessados em fazer pesquisas ou consultas nas obras pertencentes à bibliografia.




















JUSTIFICATIVA

O mundo moderno, em amplo processo de mudança, exige profissionais que invistam em sua formação, em termos de conhecimentos e habilidades, que lhes permitam adaptar-se a uma nova mudança. Ao professor, em especial, cabe a função de ajudar seus alunos a se tornaram aprendizes de sucesso durante toda a vida, redimensionando assim sua cultura.
Com este propósito, o(a) professor(a) precisa buscar novos métodos de ensino a explorar, da melhor maneira possível, as novas tecnologias educacionais.
Com a finalidade de integrar a comunidade estudantil desenvolvendo práticas sociais entre os discentes desta Unidade de Ensino a escolas adjacentes através de práticas e atividades interdisciplinares é que os professores de Linguagens, Códigos e Tecnologias estão proporcionando ao nosso educando a motivação de engajar-se no mundo da leitura aliando tais atividades a prática de experiência ou prática pedagógica multidisciplinar.
Por entendermos que o homem desenvolve habilidades como ouvir, falar, ler e escrever e estas devem estar a serviço das necessidades e interesses concretos, os coordenadores do Projeto Múltiplas Linguagens compartilham seus conhecimentos com a comunidade estudantil a fim de que tais atividades auxiliem seus alunos nas diversas disciplinas, as habilidades adquiridas ou ampliadas nas atividades de Língua Portuguesa.
Conhecemos a realidade de que a pesquisa escolar distancia-se cada vez mais do seu objetivo original. Para cair no vazio do desinteresse, sem nada acrescentar ao processo do ensino-aprendizagem; cujo princípio visa possibilitar ao aluno a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo.
Temos a impressão de que a pesquisa escolar só propicia ao aluno e ao professor uma grande perda de tempo. Os alunos que conseguem fazer alguma coisa, sem ajuda, copiam trechos soltos, sem nenhuma coerência, totalmente truncados, porque ficam cansados de copiar todo o texto relacionado com o assunto. Não havendo então nenhuma aprendizagem. É preferível que o professor aproveite seu tempo e o de seu aluno com atividades mais enriquecedoras.
Muitas são as falhas que observamos em nossas escolas. Os alunos não recebem orientações adequadas; não delimitamos o tema; não estabelecemos um roteiro com os itens a serem pesquisados; não indicamos a bibliografia básica; não pesquisamos em sala de aula com o alunos para que ele experimente a técnica. Portanto o aluno não localiza a informação que busca. Traz apenas o título. Precisamos deixar claro que este treinamento não é competência exclusiva de professores de Português. Afinal, todos os outros precisam destas habilidades bem dominadas. Não devemos abolir do planejamento as pesquisas escolares.
Tal atividade pedagógica, a pesquisa consiste em colocar o aluno com livros que realmente serão lidos, vivenciados, experimentados e criticados em grupos, por meio de atividades variadas que possibilitem a reflexão e a tomada de decisão imprescindível na formação de qualquer indivíduo.
O sucesso deste trabalho depende, também, da colaboração da família, de quem deve ser solicitada a participação no sentido de incentivar os leitores em formação, compartilhando suas leituras.
Por iniciativa dos professores de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, visando atender o Projeto Múltiplas Linguagens para atender na ECP elaboramos esse projeto como recurso que vai nortear os Conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura e Produção de Texto, realizados durante o ano de 2011, especialmente desenvolvido por semestre e realizados os trabalhos, faremos a culminância com a exposição dos mesmos comprovando a prática pedagógica.
Tal projeto não ultrapassa excelência, mas nos faz entende que embora complexa a interdisciplianridade, pode ser desenvolvida.
Faz-se necessários ressaltar a importância de elaborar o planejamento de ensino nas escolas, visando preparar atividades curriculares a serem desenvolvidas durante o ano letivo.
Propostas que efetivamente decorram do PPP da ECP e que sejam realmente representativas dos interesses e das necessidades das comunidades escolares como um todo.


OBJETIVO GERAL


Estimular a atenção do aluno para trabalhos que objetivem o gosto pela leitura.

Familiarizar o leitor com o texto para gerar predisposição para a leitura.

Participar da leitura dos alunos, incentivando-os conversando com eles sobre o que estão lendo e sobre suas experiências de leitura, ajudando-os a reconhecer que os livros trazem aventura, conhecimento, emoção, diversão e beleza para as suas vidas.

Conduzir o aluno à compreensão de linguagens: oral, registro literário, estética, gerando significados e integrando a leitura de mundo em um diálogo constante com os conteúdos veiculados nas diversas expressões.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS


Este projeto é uma proposta de dinamização do espaço escolar denominado Sala de Leitura da EEEFM CP, cuja pretensão é oferecer infra-estrutura bibliográfica ao educando, a partir de uma visão contextualizada, dinâmica das disciplinas:  Língua Portuguesa, Literatura, Arte com a finalidade de incentivar a produção individual e coletiva, valorizando a variedade ou diversidade cultural de nossos alunos.
Na Sala de Leitura, as turmas deste laboratórios terão normalmente .... alunos. As aulas serão semanais, no turno contrário ao do aluno. A escolha das crianças a serem encaminhaddas às aulas de reforço cabe aos professores de classe.
Quando o aluno superar sua dificuldade, é desligado, pois iremos verificar a demanda. Esperamos que as adesões superem as previsões.
A pesquisa escolar, que é a ação de buscar, de procurar, de investigar cuidadosamente, visa fazer com que o aluno.
*  Estude de forma independente

*  Adquira e aumente seus conhecimentos, solucione problemas e esclareça dúvidas

*  Analise determinado estudo, assunto sob vários pontos de vista desenvolvendo o seu espírito científico e o hábito de estudo

*  Use adequadamente uma biblioteca, familiarizando-se com consultas a fichários, catálogos, índices, dicionários, atlas, enciclopédias, livros, revistas e jornais.

*  Exercite a habilidade de raciocionar, de interpretar e sintetizar ideias fundamentais

*  Desenvola o pensamento crítico e o gosto pela leitura

*  Adquira a capacidade de aprender:

    Trabalho em grupo

   Interpretações musicais

   Pesquisas bibliográficas

   Painéis

   Exposição visual

   Entrevista

   Leitura dramática

   Oficinas

   Recital


ATIVIDADES CULTURAIS


Exposições

Encontro com artistas - pintores, escritores, poetas

Divulgação da apresentação da culminância

Teatralização

Resenha de livros

Palestras sobre literatura

Palestras com escritores regionais

Quem é o escritor?

Jornal falado

Concurso de leitura, poesia e paródia

Uma programação orientada por coordenadores que promova a sensibilidade do alunado

Charge

Confecção de jornal

História em quadrinhos

Recorte e colagem contextualizando conteúdos

Pintura de cenários relativos às Escolas Literárias


RECURSOS HUMANOS


Coordenadores -----------------------------------------------------------
         
                         ----------------------------------------------------------

                         ----------------------------------------------------------


RECURSOS MATERIAIS


Televisor

Data show

Computadores

Cartolina

Tesoura

Cola

Lápis

Régua

Caneta

Pincéis


CLIENTELA


A comunidade escolar

O projeto priorizará os alunos da ECP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LER É SEMPRE MUITO IMPORTANTE ...!!!...




Os 5 caminhos para chegar à Ressurreição


Senhor, na obediência dos teus caminhos, encontro e dou o perdão.

No meu coração, sinto amor
a meu próximo e a tudo que Tu criaste.


Minha alma está em P A Z contigo, meu Senhor!


Senhor Jesus, permita-me conhecer o maravilhoso poder da prosperidade para levar o Teu Santíssimo nome onde eu estiver presente.


Senhor...!!!...



Castanhal, 12 de fevereiro de 2011.