sábado, 12 de fevereiro de 2011

Língua Portuguesa: Dicas valiosas

Ao fazer uma prova, você precisa considerar os fatores de textualidade tanto no processo de interpretação quanto no de produção de texto.  Não se esqueça de que todas as suas respostas dissertativas (de qualquer matéria) são pequenos textos e devem seguir o mesmo processo de composição empregado nas redações maiores. Todo texto produzido deve ser apresentar como uma unidade de sentido - coesa, coerente e também adequada ao receptor (aquele que recebe e interpreta a mensagem, o leitor ou o ouvinte) a que se destina e à intencionalidade com que é formulada. Esses mesmos aspectos devem ser reconhecidos nos textos que lemos e que devemos analisar.

As tramas e os mistérios do texto

O desafio de interpretar um texto é como o trabalho de um detetive: com base em determinadas pistas, é possível saber as circunstâncias em que ele foi produzido e descobrir o seu sentido, nem sempre evidente.


Unidades de sentido

Além da metáfora do detetive, podemos associar outra figura à tarefa de interpretar um texto: a de um tecido. Estranho? Você vai ver que não. A palavra texto vem do latim textum, que significa tecido. No significado original dessa palavra está presente a ideia de entrelaçamento de linhas que formam uma rede ou trama. Assim como de um tecido muito bem fabricado nenhum fio pode ser retirado sem prejudicar a estrutura da trama, também de um texto muito bem construído nenhuma parte pode ser suprimida sem que o todo sofra com a perda. O processo dos fios que se entrelaçam entre as mãos habilidosas do tecelão que maneja o tear é muito parecido com o do falante ou do escritor, que, relacionando ideias e conectando sentenças, compõe o seu texto.
Dessa maneira, o texto pode ser visto como uma UNIDADE cujo sentido é alcançado pela articulação de partes menores - ideias, palavras , sentenças e imagens. Nessa relação entre o todo e partes, não basta combinar ideias, palavras e sentenças aleatoriamente; existe um conjunto de fatores que garante que um texto seja realmente um texto.

Coerência
É responsável pela articulação das ideias em um todo harmônico e organizado.

Coesão
Permite a articulação dos elementos lingúisticos (palavras e sentenças), por meio de processos que vão "alinhavando a costura" do texto.

Intencionalidade
Todo texto, por mais simples que seja, é produzido com determinada finalidade, ou seja, tem uma intenção.

Informatividade
Para ser compreendido, um texto deve apresentar um número suficiente e adequado de dados e informações.

Intertextualidade
Os textos fazem referência uns aos outros: às vezes, temas se repetem, pontos de vista são confirmados ou não e algumas passagens são mencionadas em outras produções.

Situacionalidade
Todo texto é produzido por um sujeito que interage com outro, em um tempo e um espaço determinados. A linguagem utilizada deve ser adequada à situação (formal ou informal) em que a comunicação ocorre.

Aceitabilidade
Os textos são produzidos levando em consideração uma imagem prévia do receptor (aquele que recebe e interpreta a mensagem, o leitor, por exemplo) - suas expectativas, suas características, seus pontos de vista e a possibilidade de persuadi-lo.



GUIA DO ESTUDANTE / Português


Profa C@ncio





terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Repita...

Ao término da noite,


eu continuo com a brilhante Estrela da Manhã. !!!


                                              
                                                       Jardim da Paz

LER É SEMPRE MUITO IMPORTANTE ...!!!...




Os 5 caminhos para chegar à Ressurreição


Senhor, na obediência dos teus caminhos, encontro e dou o perdão.

No meu coração, sinto amor
a meu próximo e a tudo que Tu criaste.


Minha alma está em P A Z contigo, meu Senhor!


Senhor Jesus, permita-me conhecer o maravilhoso poder da prosperidade para levar o Teu Santíssimo nome onde eu estiver presente.


Senhor...!!!...



Castanhal, 12 de fevereiro de 2011.