sábado, 13 de novembro de 2010

BULLYING; Como identificá-lo? Como preveni-lo? Como combatê-lo?

A partir desta primeira postagem nesta ferramenta, procurarei enfocar este tema, visto que nasce a preocupação por uma necessidade específica de nós, professores, estarmos atentos para o fato de que o Bullying é um problema que gera enorme prejuízo a alunos tanto física como psicologicamente, afetando os indivíduos que sentem-se agravados por essa situação que acontece no ambiente escolar.
Esta experiência aqui  foi despertada após receber alunas estagiárias do Curso de Letras - 2007 do Campus Básico de Castanhal - UFPa,  que abordaram a diretriz curricular explorando o gênero textual dissertativo-argumentativo. Elas exploram este tema com os alunos da 3a série do Ensino Médio, sugerindo que produzissem um texto a fim de que fosse analisado por elas.
Como havia um tempo para os alunos pesquisarem se informando mais sobre o assunto, dediquei-me a estudar com eles, para que pudesse juntamente com as estagiárias fazermos a correção e análise dos aspectos linguísticos-textuais-etruturais da produção textual escrita.
A preocupação do alunado foi sentida, à medida que trouxeram o trabalhos redigidos em folha redacional solicitada de acordo com a exigência da estrutura dissertativa. Houve a apresentação dos textos em forma de leitura em voz alta na turma, e o trabalho que está ora iniciado faz parte da culminância da quarta avaliação.
Verifica-se até aqui, que num primeiro momento estamos aplicando apenas uma atividade didática, mas que já nasceu o elo para uma nova sequência de exercícios que ponham os alunos a par da questão que deve ser "perseguida" por profissionais da educação que convivem com o fenômeno bullying nos seus convívios diariamente.
Esta primeira publicação está servindo mais como uma introdução a esta temática que já está presente no cotidiano escolar. Iniciamos com o sentimento de discutirmos a problemática que atinge a todos nós, docentes e discentes e que a cada dia mais se agrava no ambiente escolar.


No próximo encontro, mostrarei trabalhos redacionais de alunos das 3 séries do Ensino Médio, que apresentaram suas reflexões a respeito do assunto tratado nesta postagem.


Obrigada.


Enorme abraço.


Professora Cancio

LER É SEMPRE MUITO IMPORTANTE ...!!!...




Os 5 caminhos para chegar à Ressurreição


Senhor, na obediência dos teus caminhos, encontro e dou o perdão.

No meu coração, sinto amor
a meu próximo e a tudo que Tu criaste.


Minha alma está em P A Z contigo, meu Senhor!


Senhor Jesus, permita-me conhecer o maravilhoso poder da prosperidade para levar o Teu Santíssimo nome onde eu estiver presente.


Senhor...!!!...



Castanhal, 12 de fevereiro de 2011.