domingo, 13 de fevereiro de 2011

Língua Portuguesa: Dicas Valiosas

Funções da Linguagem

As funções da linguagem estão associadas às intenções de cada autor ao produzir a sua mensagem. Além da função Poética, explicada abaixo, veja também alguns exemplos em que predominam outras funções - apelativa, emotiva, referencial, fática, metalinguística e poética.

FUNÇÃO POÉTICA

A função poética dá ênfase à mensagem e busca elaborá-la de modo criativo. Está presente na poesia de modo geral, nos provérbios, nos trava-línguas, em certas anedotas e em muitas mensagens publicitárias.


FUNÇÃO EMOTIVA

A função emotiva manifesta uma expressão subjetiva, emoção ou opinião do emissor (aquele que articula e envia uma mensagem). Representa também um julgamento, feito por meio de marcas de consideração (valorização ou depreciação) pessoal. Predomina em cartas, editoriais assinados e textos lírico-amorosos. Há o uso de verbos na primeira pessoa.

 
FUNÇÃO REFERENCIAL

 A função referencial apresenta conteúdo referencial e contextualizado e linguagem objetiva, não admitindo mais de uma interpretação. A ênfase no texto recai sobre o assunto tratado. Transmite dados, ideias e informações de modo neutro e objetivo. É comum em contratos, relatórios, dissertações, textos jornalísticos ou científicos. A utilização dos verbos é feita na terceira pessoa do singular.


FUNÇÃO APELATIVA


 A função apelativa é uma espécie de voz de comando e busca interferir no comportamento do receptor (aquele que recebe e interpreta a mensagem) por meio de um apelo, ordem ou sugestão. Predomina em orações, textos religiosos, horóscopos, conselhos, dicas de revistas ou almanaques, livros de autoajuda e em manuais de equipamentos. Pode ocorrer também nos anúncios publicitários.
Caracteriza-se pelo uso de vocativos e verbos no imperativo.


FUNÇÃO METALINGUISTICA

A função metalinguística é aquela que utiliza o código ( a língua, por exemplo) como assunto ou explicação para o próprio código. É o que fazem os dicionários. O procedimento também é comum em textos literários modernos, quando o autor se volta para os próprios processos de construção do texto. Outro exemplo são as teses, que geralmente são textos que buscam explicar conceitos ou definir palavras específicas.


FUNÇÃO FÁTICA

A função fática tem por objetivo iniciar, prolongar ou encerrar um contato. Predomina nos momentos iniciais e finais de qualquer mensagem ou conversa. É o que falamos ao atender o telefone e ao desligá-lo e no início e no final de um e-mail, por exemplo. A ênfase recai, portanto, no canal utilizado para a comunicação. Também serve para verificar se o canal está funcionando ("Você está me ouvindo?").


Guia do Estudante / Português



Profa C@ncio


  









 








 

 











 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LER É SEMPRE MUITO IMPORTANTE ...!!!...




Os 5 caminhos para chegar à Ressurreição


Senhor, na obediência dos teus caminhos, encontro e dou o perdão.

No meu coração, sinto amor
a meu próximo e a tudo que Tu criaste.


Minha alma está em P A Z contigo, meu Senhor!


Senhor Jesus, permita-me conhecer o maravilhoso poder da prosperidade para levar o Teu Santíssimo nome onde eu estiver presente.


Senhor...!!!...



Castanhal, 12 de fevereiro de 2011.