domingo, 13 de fevereiro de 2011

Produção Textual

Você deverá identificar, nos textos propostos nos exames, testes, provas, marcas ligadas à Intencionalidade, ao tempo, ao espaço, ao estilo - e, portanto, deverá ter o olhar atento para os elementos que estão além da superfície do texto (implícitos, presumidos, inferidos). Nesta postagem serão apresentadas dicas para facilitar o reconhecimentos das marcas enunciativas e dos recursos linguísticos habitualmente empregados em determinados textos. Com essas ferramentas, vc estará mais bem preparado para conduzir a sua "investigação" e decifrar, assim, todas as tramas de um texto.


Progressão Textual

Assim como o movimento de idas e vindas de um tear, a composição adequada de um texto envolve, ao mesmo tempo, processos de retomadas e avanços das ideias. A progressão textual garante o desenvolvimento do texto. No entanto, para que exista continuidade, é preciso, de tempos em tempos, fazer novas referências ao assunto central que está sendo abordado. A articulação encadeada das ideias faz com que ele se torne coerente. A articulação dos elementos linguísticos, por sua vez,  é feita por palavras de ligação que "costuram" e conectam sentenças, de modo a tornar o texto coeso.


ENUNCIADO ou ENUNCIAÇÃO



O texto também pode ser visto como um ENUNCIADO (algo que é dito) que resulta, portanto, de uma ENUNCIAÇÃO (o ato de dizer). Dessa forma, o enunciado é o produto e a enunciação, o processo de dizer alguma coisa. Você deve sempre lembrar que, por trás do texto que um leitor tem diante de si, há um percurso de construção que precisa ser desvendado e analisado. Um texto ainda pode ser comparado a um pequeno iceberg boiando no mar gelado: por baixo de um pedaço de gelo aparentemente inofensivo, que vemos na superfície das águas, existirá um enorme bloco oculto nas profundezas escuras do oceano, com diversas camadas que não podem ser apreendidas por um olhar desatento.


CONTEXTO



Todo enunciado - o que é falado ou escrito - é produzido em uma determinada situação, chamada CONTEXTO. Os textos são sempre produzidos por um sujeito enunciador (o autor, por exemplo), que, ao dizer algo, expressa sua visão de mundo e, também, a sua intencionalidade. Todo texto é destinado a um enunciatário (também chamado de receptor) e leva em consideração as expectativas de resposta que o enunciador tem a respeito daquele com quem interage. Enunciador e enunciatário estão situados em um tempo e em um espaço específicos - essas categorias temporais e espaciais deixam marcas na superfície dos textos. O processo de comunicação só pode ocorrer se os textos estiverem adequados aos contextos em que são produzidos.


Guia do Estudante / Português


Profa C@ncio




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Senhor, na obediência dos teus caminhos, encontro e dou o perdão.

No meu coração, sinto amor
a meu próximo e a tudo que Tu criaste.


Minha alma está em P A Z contigo, meu Senhor!


Senhor Jesus, permita-me conhecer o maravilhoso poder da prosperidade para levar o Teu Santíssimo nome onde eu estiver presente.


Senhor...!!!...



Castanhal, 12 de fevereiro de 2011.